Páginas"FELIZ AQUELE QUE TRANSFERE O QUE SABE E APRENDE O QUE ENSINA!"

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Cuscuz de Tapioca Gourmet - Natal

             
                         Olá, pessoal! Espero que esteja tudo bem com vocês!

                                  Gostam de cuscuz? E se for doce de tapioca? 
                       Que delícia...eu gosto muito, tanto salgado, quanto doce! 

Vamos conhecer um pouco a história desse prato? Acho bem interessante!

**O cuscuz de tapioca é um prato brasileiro de origem baiana baseado no cuscuz de origem árabe trazido pelos portugueses, preparado a partir da fécula da mandioca, também conhecida como tapioca e originária da culinária indígena. O prato também é conhecido como cuscuz branco ou ainda pudim de tapioca e pode ser doce ou salgado. Na maioria das receitas de preparo do cuscuz de tapioca doce acrescenta-se coco ralado, açúcar, água ou leite.

Fiz uma vez e fiquei muito triste porque acabei perdendo toda a receita. Enfim, fui para a cozinha novamente, confiante, com produtos de qualidade e fiquei muito feliz com o resultado.

Resolvi pegar uma outra receita, adaptei ao meu gosto e gostei muito do resultado.

Pensando nas festa de final de ano, resolvi incrementar, dei meu toque especial  e a combinação de sabores ficou surpreendente.

Fica mais essa sugestão para quem aprecia o prato, para as festas de final de ano creio que será sucesso!
Espero agradar a todos!

Agora com muito carinho para vocês. Receita e fotos a seguir.

**Não esqueçam de voltar para me dizer se gostaram, ok!

                      Cuscuz de Tapioca Gourmet

Ingredientes:

500 gramas de tapioca granulada (ver foto)
1 litro e 100 ml de água *fervente
1 vidro de leite de coco (200 ml)
2 xícaras(chá) de açúcar refinado (medida de 240 gramas)
100 gramas de coco em flocos (eu utilizei coco em fitas da Fres -Coco)


Finalização:

1 lata de leite condensado (395 gramas)
Frutas cristalizadas (50 gramas + ou -)
Cerejas em calda ao marrasquino ( 50 gramas + ou -)

Modo de Preparo:


Coloque a tapioca junto com o açúcar em uma travessa.
Ferva a água e jogue por cima dessa mistura. Misturar bem, até incorporar.
Quando começar a formar uma pasta acrescente metade do coco ralado (50 gramas), misture. Acrescente o leite de coco, misture bem.

Eu utilizei a forma de pudim como vemos as fotos a seguir, tampei com a própria tampa da forma. Deixei descansar até esfriar por completo.

Quando esfriar espalhe o restante do coco ralado por cima e sirva com leite condensado.



** A combinação das frutas cristalizadas com a cereja, deixou o sabor ainda mais marcante. 
Ficou divino!











Eu conheço o coco como ninguém e posso garantir que o Coco Ralado FRES-COCO é um excelente produto que uso em todas as minhas receitas. Para fazer aqueles pratos deliciosos com o coco ralado, você não precisa mais hidratar o coco novamente com leite de coco. Com isso o Coco Fresco da FRES-COCO vai trazer mais sabor e economia aos seus pratos. Esse eu recomendo!!!
Luzinete Veiga - Professora com 30 anos de experiência

                        ** Faço as minhas as palavras da querida Culinarista Luzinete Veiga.


5 comentários:

  1. Vc como sempre arrasando nas receitas...
    Parabéns amiga!!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Cassia seu comentário é muito importante pra mim.
      Muito obrigada pelo prestígio e incentivo. Bj gde

      Excluir
  2. Sempre faço com leite e cozinhando. Consome muuuuuuiiitoooooo leite. Na próxima vez vou fazer assim. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tania Oliveira! Sim, eu já fiz como você diz... realmente consome sim muito leite, cerca de 2 litros.
      Faz sim essa receita. Creio que irá gostar!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Estou fazendo agora essa receita mara ,adoro e com essas cerejas ficou lindo! Obrigada! Feliz Natal à todos vocês!

    ResponderExcluir