Páginas"FELIZ AQUELE QUE TRANSFERE O QUE SABE E APRENDE O QUE ENSINA!"

sábado, 5 de setembro de 2015

Portal da Lu - Dicas de Culinária

          Conhecendo um Pouco mais Cada Tempero 


Além de dar o toque de sabor aos seus pratos, sabia que alguns temperos tem diversos fatores benéficos a saúde?

Ao temperar os alimentos com ervas, são diversos os fatores terapêuticos que também ajudam a evitar o consumo excessivo de sal ou produtos químicos, acrescentando sabor aos alimentos e deixando sua refeição ainda mais saudável.

Confira abaixo uma lista dos temperos mais comuns, e dos seus benefícios:

ORÉGANO
Na cozinha: O orégano pode ser usado em molhos à base de tomate, massas, vegetais refogados, saladas e pizza.
Benefícios: É digestivo, diminui a formação de gases, pode ser tomado puro ou adicionado a outro chá digestivo, como o de camomila, erva doce, cidreira, hortelã ou capim limão.

ALECRIM
Na cozinha: Por ter sabor picante e amargo, dá sabor especial em carnes de frango, batatas e risotos.
Benefícios: Serve como tônico cardíaco e tem ação no pulmão e fígado. É um estimulante geral e hipertensor, é digestivo, reduz a formação de gases, e tem propriedades antioxidantes. O cheiro de alecrim tem fama de manter a pessoa alegre.
Atenção: Não deve ser utilizado continuamente por pessoas com hipertensão (pressão alta).

SALVIA
Na cozinha: Pode ser usado como tempero de carnes de gado, carneiro, pato, manteigas, omeletes e também combina com tomates.
Benefícios: É utilizada como digestivo, combate gengivite e faringite. Friccionada nos dentes e gengivas faz assepsia e clareia os dentes.

SALSA
Na cozinha: Em qualquer tipo de alimento salgado. Ela deve ser acrescentada no final do cozimento para não perder o aroma.
Benefícios: Diurética, combate os gases intestinais, facilita a expectoração, melhora a digestão, abre o apetite, contém grande quantidade vitamina A, vitaminas do grupo B e minerais.

ERVAS FINAS
Na cozinha: salsa, cebolinha, estragão e tomilho
Benefícios: Pode ser usada em molhos de saladas, peixes, ovos, molhos de tomate, aves, carnes, cordeiro e vegetais cozidos.

MANJERICÃO
Na cozinha: É o principal ingrediente do tradicional molho pesto. Usado em  pizza, omeletes, saladas,massas, assados, molhos,sopas, queijos, carnes. Combina muito bem com outras ervas.
Benefícios: Chá usado para gastrite, azia, nervosismo e instabilidade.

Os temperos naturais, mesmo desidratados ou em pó, devem ser consumidos frescos, e na maioria das vezes adicionados somente ao final do processo, para que os nutrientes e sabor não se percam na preparação dos alimentos.

Fonte das informações, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário